domingo, 6 de outubro de 2013

Principais Sistemas de Informação em Saúde

Sistema de Informação de Atenção Básica - SIAB  

por Andréa Roberta

     O SIAB - Sistema de Informação de Atenção Básica é um dos aplicativos que compõe o DATASUS. Ele está incluído na família dos aplicativos epidemiológicos, juntamente com o SIS MAMA, SIS COLO, SISPRÉNATAL, HIPERDIA, SISCAN e SI-PNI. Ele foi implantado para o acompanhamento das ações e dos resultados das atividades realizadas pelas equipes do Programa Saúde da Família - PSF. A implantação ocorreu para que o SIAB executasse o gerenciamento dos sistemas locais de saúde, trazendo grandes benefícios locais.
    Ele incorporou e conceituou a idéia de Território, Problema e Responsabilidade sanitária. As informações contidas e captadas pelo SIAB oferecem informações sobre o cadastro das famílias, sobre as condições de moradia e saneamento, situação de saúde, produção e composição das equipes de saúde. Desta forma, o SIAB é o principal instrumento de monitoramento das ações do Programa Saúde da Família e na monitorização da atenção básica.

OS PRIMEIROS PASSOS - SIAB

   Os primeiros passos para a construção do SIAB - Sistema de Informação da Atenção Básica é a definição dos Segmentos, Áreas e Microáreas. Após esta definição territorial, determina-se qual Unidade de saúde dará suporte para a equipe de saúde. Uma equipe de saúde torna-se responsável por uma área, com suas microáreas. Passa-se, então, á determinação de qual ACS será responsável por cada Microárea.
- PASSOS SEGUINTES:
* Identificar a Unidade de Saúde a qual está vinculada a equipe de saúde, registrando o código utilizado no Sistema de Informações Ambulatoriais - SIA/SUS. No Programa de Saúde da Família e em outros modelos de atenção, a unidade a ser registrada é a de atuação da equipe de saúde. No Programa de Agentes Comunitários de Saúde, deve-se registrar a unidade de referência na qual estão cadastrados os agentes comunitários e o instrutor/supervisor.
* Definir as microáreas de atuação dos agentes comunitários de saúde e atribuir códigos sequenciais com dois algarismos para cada uma delas, dentro de cada área.
Cadastrar as famílias de cada microárea e atribuir a cada uma delas, códigos sequenciais com três algarismos, dentro de cada microárea.

- QUAIS OS BENEFICIOS?
   Existem diversos benefícios advindos da implantação do SIAB - Sistema de Informação de Atenção Básica. Dentre eles, destacam-se a Micro-espacialização de problemas de saúde e de avaliação de intervenções; Utilização mais ágil e oportuna da informação; Produção de indicadores capazes de cobrir todo o ciclo de organização das ações de saúde; Consolidação progressiva da informação partindo de níveis menos agregados para mais agregados.
   Todos estes benefícios surgem com o correto manuseio do aplicativo para o suporte à decisão estratégica. Entretanto, as grandes maiorias dos usuários não conseguem filtrar as informações importantes para a tomada de decisão no tratamento da Saúde Básica. Até mesmo o manuseio do aplicativo tem se limitado ao para o cumprimento das funções administrativas de envios de lotes de produção, sem que informações clínicas sejam utilizadas para a gestão da saúde local - objetivo principal do SIAB.

-  INSTRUMENTOS DE COLETA
As informações colhidas dos diversos instrumentos de coleta (as Fichas A, Fichas B, C e D) produzem uma enorme quantidade de informações sobre o cadastro das famílias, condições de moradia e saneamento, situação de saúde, produção e composição das equipes. Por fim, a produção de indicadores e marcadores de saúde oferecem ao gestor local as condições de inteligência necessárias para uma melhor tomada de decisão. Neste aspecto, os ACS, principais entrevistadores e coletores de informações tem uma participação fundamental.
- FICHA A: Ficha de cadastramento das famílias.
- FICHAS B: Acompanhamento de grupos prioritários, são elas: B-Ges, B-HA, B-DIA, B-TB e B-Han. 
*FICHA B-DIA: Uma das fichas de coleta que o ACS utiliza é a Ficha B-DIA. Ela é responsável pela coleta de informações e acompanhamento do paciente diabético. O ACS deve levá-la consigo a cada visita domiciliar e realizar a entrevista do paciente diabéticos preenchendo os dados solicitados pela Ficha B-DIA.

*FICHA B-HA: A Ficha B-HA é a ficha de acompanhamento dos pacientes com hipertensão arterial. É uma ficha de fácil preenchimento e os ACS não costumam ter dúvidas a respeito dela. O ACS deve levá-la consigo a cada visita domiciliar e realizar a entrevista do paciente hipertensos preenchendo os dados solicitados pela Ficha B-HA.
- FICHA C: O instrumento utilizado para o acompanhamento da criança - a Ficha C - é uma cópia do Cartão da Criança padronizado pelo Ministério da Saúde, utilizado pelos diversos serviços de saúde nos municípios. Este Cartão é produzido em dois modelos distintos: um para a criança de sexo masculino e outro para a criança do sexo feminino. Toda família que tenha uma criança menor de cinco anos, acompanhada por uma unidade de saúde deve possuir este Cartão. É ele que servirá como fonte básica dos dados que serão coletados pelos ACS.
- FICHA D: A ficha D do SIAB deve ser preenchido por todos os profissionais que compõem a equipe de saúde da família. O preenchimento é feito diariamente e entregue no final do mês. Alguns campos desta ficha, porém, são de preenchimento exclusivo somente por determinados profissionais de saúde.

DATASUS
   Os aplicativos epidemiológicos do DATASUS são aqueles cujo objetivo fundamental é possibilitar aos gestores envolvidos na gestão e avaliação do risco relativo à ocorrência de surtos ou epidemias na população, ou no controle e prevenção de doenças.


    O SIAB - Sistema de Informação da Atenção Básica foi desenvolvido como instrumento gerencial dos Sistemas Locais de Saúde e incorporou em sua formulação conceitos como território, problema e responsabilidade sanitária, completamente inserido no contexto de reorganização do SUS no país.
    O PNI - Programa Nacional de Imunizações permite o gerenciamento do processo de vacinação a partir do registro dos imunos aplicados e do quantitativo populacional vacinado, que são agregados por faixa etária, em determinado período de tempo, em uma área geográfica.
   O SISCAM - Sistema de Informações do Câncer da Mulher objetiva dar suporte ao controle de mortalidade por câncer do colo do útero no Brasil. Registra os dados de identificação da mulher e os laudos dos exames citopatológicos e histopatológicos.
    O HIPERDIA - Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos destina-se ao cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus atendidos na rede ambulatorial do Sistema Único de Saúde – SUS, permitindo gerar informação para aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos de forma regular e sistemática a todos os pacientes cadastrados.
    O SISPRENATAL - Sistema de Acompanhamento da Gestante visa o acompanhamento adequado das gestantes inseridas no Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (PHPN), do Sistema Único de Saúde. O SISPRENATAL já atendeu mais de 3.000.000 de gestantes em todo o Brasil e está presente em mais de 5.000 municípios.



Um comentário: